Como saber se o cocô do seu pet está normal?

Você sabia que as fezes do seu pet podem dizer muito sobre a saúde dele? A cor, a consistência, o formato e até o odor nos dão indícios de se está tudo bem ou se há algum sinal de atenção.

Em estado tido como normal, as fezes dos cães e dos gatos apresentam consistência firme, sólida, com formato alongado, com coloração marrom e brilhante. Já quando algo não vai bem, as fezes podem ser pastosas, líquidas e sem formato definido. Em alguns casos, vem acompanhada até de sangue. Em qualquer um desses casos, é importante levar o pet imediatamente ao Médico Veterinário.

Possíveis causas

As alterações nas fezes dos animais podem se dar devido a inúmeras causas, desde uma possível presença de vermes, uma giardíase, má digestão por ter comido algum alimento indevido, ou ainda por uma infecção bacteriana ou viral. E não para por aí. Pode ser ainda alguma falta de enzimas pancreáticas, alergia alimentar, doença hepática ou endócrina e até mesmo câncer gastrointestinal. 

Há casos em que as fezes saem em pequenos pedaços e muito duras, secas e quebradiças, sem cor. Essas também são características de que algo não vai bem, e, portanto, deve ser avaliado o quanto antes, pois, o animal pode estar com o intestino obstruído.

O uso de alguns medicamentos também pode causar alterações nas fezes, assim como mudança brusca de ração ou quando o pet passa por alguma situação de muito estresse.

Seja qual for a causa, o importante é, ao ver qualquer alteração nas fezes do seu amigão, não perder tempo e levá-lo para fazer um exame clínico e de fezes.

Clique aqui e saiba como fazer a troca de ração de forma adequada.

Marcadores:

assinenossanewsletter2
lojistadistribuidor3